Noticia_celular

Software Educativo para Predição da Cobertura Celular

Este trabalho tem como principal proposta a apresentação de um software educativo que possibilite a predição de cobertura celular através do uso de parâmetros topográficos (relevo) e específicos (alturas das antenas transmissora e receptora, grau de urbanização do terreno e distância entre as estações transmissora e receptora) para a obtenção de informações relevantes, durante a transmissão e a recepção de sinais na comunicação móvel, que são as previsões dos valores de perda e da potência recebida pela antena móvel em determinada área do terreno. Esses dados se baseiam nos principais modelos matemáticos para os cálculos da perda e da potência recebida, a saber: Espaço Livre, Lee, Hata, COST-231 Hata e COST-231 Walfish-Ikegami. No tocante à tecnologia nas comunicações móveis, o Brasil passa por uma transição da hegemonia de mercado do padrão CDMA para o sistema GSM, cujo número de terminais móveis cresce quase lado a lado com a população brasileira. A proposta de uso do software educativo para predição da cobertura celular foi implementada por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (do inglês: Problem Based Learning - PBL) na disciplina de Sistemas de Comunicações Móveis do Curso de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Computação da EEEC/UFG.

Acesse o link:

Fonte: Prof. Dr. Getúlio Júnior