Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f

Linhas de Pesquisa

Atualizado em 03/12/16 16:38.

 

1. Processamento de Sinais e Multimídia

Árvore do conhecimento: Engenharias; Engenharia Biomédica; Bioengenharia; Processamento de Sinais Biológicos; Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação; Metodologia e Técnicas da Computação; Processamento Gráfico (Graphics); Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação; Sistemas de Computação; Teleinformática.

Setores de aplicação: Fabricação de aparelhos e equipamentos de telecomunicação Fabricação de equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, odontológico e de laboratórios.

Objetivos: Esta linha dedica-se ao estudo, modelagem e desenvolvimento de técnicas para processamento de sinais e imagens. São estudados algoritmos de processamento, compressão e transmissão de sinais, imagens e vídeo, extração de características estatísticas e morfológicas, codificação e videoconferência, inserção e recuperação de marca d´água, estimação de freqüências, reconhecimento de padrões.

 

2. Sistemas de Comunicação Sem Fio 

Árvore do conhecimento: Engenharias; Engenharia Elétrica; Telecomunicações.

Setores de aplicação: Educação superior.

Objetivos: Esta linha dedica-se ao estudo, modelagem, simulação e desenvolvimento de técnicas para comunicações móveis celulares e redes sem fio. São estudados aspectos físicos e estatísticos como área de cobertura, tráfego e transbordo, hand-off, qualidade de serviço, comutação por pacotes, análise de desempenho, arranjos de antenas, equalização e estimação de DOA, simulação e modelagem de dispositivos e sistemas, teoria da informação e códigos.

 

3. Sistemas de Comunicações de Dados

Árvore do conhecimento: Engenharias; Engenharia Elétrica; Telecomunicações; Sistemas deTelecomunicações; Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação; Sistemas de Computação; Teleinformática.

Setores de aplicação: Fabricação de aparelhos e equipamentos de telecomunicação.

Objetivos: Esta linha dedica-se ao estudo, modelagem, simulação e desenvolvimento de técnicas para comunicações por pacotes. São estudados aspectos como multifractalidade do tráfego agregado, qualidade de serviço, previsão de tráfego, protocolos, arquiteturas, análise de desempenho, simulação, comunicação óptica e fotônica aplicada usando técnicas de redes neurais, cadeias de markov moduladas, lógica nebulosa e wavelets.

 

4. Sistemas Inteligentes, Computação Aplicada e Planejamento

Árvore do conhecimento:Engenharias; Engenharia Elétrica; Sistemas Elétricos de Potência; Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica;

Setores de aplicação:Desenvolvimento de Programas (Software) 

Objetivo: Aplicação de métodos de Inteligência Artificial, Computação Aplicada e Planejamento a problemas de Engenharia.

 

Listar Todas Voltar